III - 2ª Saída da Escola | À descoberta do Berço Vidreiro
22 de Março de 2012
Para continuarmos a nossa aventura decidimos, hoje, ir até ao Berço Vidreiro ver como são feitas as peças artísticas em vidro. É uma arte!
Foi nesta linda cidade de Oliveira de Azeméis que começou a indústria do vidro.
Decidimos descobrir os talentos que estão por trás de umas simples ferramentas.
Como previsto, o Sr. Morgado recebeu-nos com uma enorme simpatia e com uma grande vontade de nos mostrar a sua arte, a sua vida desde há quarenta e um anos.
Não podemos dizer que ser vidreiro é uma profissão fácil, pois, na verdade, ninguém imagina o quão difícil é exercer aquela profissão. O Sr. Morgado começou por nos mostrar algumas peças que estavam em exposição e explicou-nos como as fabricou.
Disse-nos ainda que é preciso ter gosto pelo que se faz e ter uma enorme vontade de ir mais além. Na verdade ele ama a sua profissão e sente muito orgulho naquilo que exerce. Sente-se no seu sorriso e alegria que vive em cada peça que constrói, revelando em cada uma, o seu grande talento. Sozinho a trabalhar, não perde a esperança de um dia ter alguém a seu lado para poder transmitir às gerações vindouras o seu saber e magia.
Houve coisas que nos surpreenderam. Uma delas foi a maneira como o Sr. Morgado faz o vidro. Todas as peças são únicas. São todas elas feitas à mão, soprando o vidro e dando forma a cada peça.
Houve coisas que nos tocaram profundamente. Uma delas foi saber que para exercer a profissão de vidreiro é preciso suportar temperaturas elevadíssimas, o que não é fácil para a maioria das pessoas.
Depois de tudo isto, chegámos a uma conclusão:
Por mais que nos custe, é preciso ter força de vontade, paixão, dedicação para conquistar o que mais queremos na VIDA!
Texto realizado por: Jessica e Tânia//10ºH// ESSB