I - Nós estamos atentos! CERCIAZ onde, a cada dia que passa, se luta pela vida!
Porque vivemos num mundo onde, a cada dia que passa, há tanta falta de civismo e respeito?
Na verdade, a resposta é muito simples: as pessoas por vezes não refletem sobre aquilo que os rodeia. Nem tudo na vida é perfeito, mas, mesmo assim, e por isso mesmo, devemos lutar para ultrapassar as dificuldades!
Vivemos num mundo onde abundam as limitações e, diz-se, cada vez há mais pessoas com deficiência. Por outro lado, em Portugal, a discriminação é cada vez maior; é pena que as pessoas não pensem que podiam ser elas naquele lugar.
Ao visitarmos a CERCIAZ, entrámos em várias salas e, em cada sala, era como entrar num novo mundo, em que estes adultos e jovens são capazes de construir e descobrir novas coisas, que boa parte das pessoas não será capaz de o fazer.
Contudo, quando nos surgiu a ideia de ir à CERCIAZ, não nos ocorreu a tristeza que iríamos sentir ao entrar nalgumas salas que estão separadas para as pessoas com maior grau de deficiência e onde pudemos constatar o sofrimento das suas incapacidades .
Noutras salas, encontrámos pessoas que tinham uma grande capacidade para aprender. Os seus sorrisos eram algo tão amoroso, tão extraordinários que apenas aquele sorriso bastou para nos alegrar!
Podemos ter muitas dificuldades, mas nunca devemos desistir. Com maiores capacidades ou maiores limitações, a verdade é que todos temos direito a viver com pleno direito!
Tânia Marques e Jessica Silva