I - Nós estamos atentos! - Uma entrevista em 2020
A escola é o mais fiel espelho da sociedade.
Será que A ESCOLA em 2020 na senda da (R)Evolução tecnológica terá ganho o desafio da reconquista de valores?
Será que a escola e a sociedade se poderão rever na entrevista que se segue?
Temos connosco o Ricardo e a Maria João que nos vão dar conta de algumas destas realidades.
- Olá! De tudo quanto se orgulham na vossa escola, quais os aspetos que, no vosso entender, mais se destacam?
Ricardo - Olá! Basicamente, eu sou o “padrinho” da Maria João e ajudo-a na integração na escola, já que ela é caloira e eu sou quase finalista…. Bom, a nossa escola participa em diferentes projetos de voluntariado em espaços públicos, junta de freguesia, creches, lares de idosos, etc, como por exemplo com workshops com diferentes atividades; os alunos mais velhos, como eu, integram uma bolsa de voluntariado e disponibilizam-se para as várias iniciativas. Por exemplo, os alunos do 12º ano de informática, sob a orientação de um professor da área, disponibilizam ações de formação a crianças da EB1 ou a idosos dos Centros de Dia.
- E quanto aos alunos mais novos? O que destacas, Maria João?
Maria João – Eu senti-me facilmente integrada na Escola – aqui ninguém vê cenas de Bullying dos mais velhos com os mais novos ! E também aprendemos para lá das matérias das aulas de uma forma diferente; por exemplo, existe um Intercambio baseado no “Clube da cidadania”- é assim: alguns idosos vêm ao nosso auditório e ensinam aos mais novos regras de saber estar ou usos e costumes de outras épocas que ainda Hoje nos ensinam a lidar com novas situações..
Ricardo – A escola tem também uma página chamada “Escola e Cultura Global” em que se foca um assunto da atualidade ou uma tradição de outro país como forma de enriquecer a nossa “bagagem” e a de quem nos quiser procurar, através da Net.. Essa página é bilingue, português e inglês, para que os imigrantes que frequentam os Cursos EFA possam mais facilmente interagir com a comunidade local. A equipa dinamizadora da página (professores, alunos, funcionários e pais) está a preparar o lançamento de uma base de dados on line para, assim, poder abranger outras escolas a nível nacional.