I - O fim da viagem!

21-04-2012 20:30

A nossa vida é repleta de pessoas, de momentos e de sentimentos, mas sobretudo de aprendizagens. Quanto ao nosso futuro, esse depende das nossas ambições, dos nossos sonhos,   e cada dia é uma chance para fazer melhor que no anterior, para lutarmos para alcançar os nossos objetivos!

Este projeto é um desses sonhos que acreditámos poder tornar realidade: todos juntos, como uma única força, discutimos ideias, construímos um plano, idealizámos um grande final; entre forças conjugadas de professores e de alunos, fomos diariamente caminhando e, assim, construindo a acreditar  que tudo era possível.

Dias a fio de trabalho: pesquisas exaustivas, brainstormings acesos, textos e textos de guiões partilhados, visitas inéditas a locais culturais, entrevistas riquíssimas, fotografias marcantes, vídeos instrutivos, e, finalmente, para que tudo isto fosse de conhecimento público, a criação de um blogue, onde passámos a nossa mensagem e mostrámos boa parte do que de melhor existe na nossa região. Pelo caminho, a certeza de que estávamos a aprender imenso – não só na língua portuguesa e na língua inglesa (escrever, escrever, escrever!) ou nas Tecnologias da Informação e Comunicação (recolha e tratamento de imagem e de texto), mas, especialmente, na Escola da Vida, como cidadãos.

A grande ideia para o produto final baseou-se num “TeleJornal” futurista, em 2020, de acordo com o mote do projeto - nesse trabalho final, está espelhada a visão desse futuro próximo, imbuída das várias águas que atravessámos ao longo da construção do projeto: a nossa imaginação, o nosso conhecimento e a nossa mentalidade face à nossa região no que diz respeito à Economia, ao Turismo, à Educação, ao Ambiente, à Cidadania, às novas tecnologias, todos eles pilares do que entendemos ser a base para ema (R)Evolução sustentada. Em todas as variáveis, a esperança de que a Escola, como  espelho da sociedade, seja sempre sinónimo de partilha, de intervenção cívica, de liberdade com responsabilidade.

Os dias, as semanas, os meses passaram, e, pedra a pedra, erguemos o projeto que um dia foi um sonho, mas que, com todo o esforço, com toda a luta e determinação, conseguimos edificar; hoje acreditamos que, mais do que vencermos o concurso  NorteSchool, teremos vencido as nossas próprias limitações e adversidades. Temos connosco as bonitas recordações e a força e a união que se criou no grupo de trabalho. Um obrigada a todos os que participaram e a todos os que tornaram possível este projeto, lançando-nos o desafio. Obrigado. Até sempre!