III - 3ª saída da Escola | À descoberta do Pão d' Ul

22-03-2012 15:35

Para darmos asas ao nosso projeto, decidimos ir até à Padaria da Dona Lurdes, em Ul, desfrutar o bom sabor do Pão d'Ul. A D. Lurdes recebeu-nos com muita dedicação e carinho. Estava feliz quando nos deu a entrevista de que precisávamos  para dar asas ao nosso projeto. Começou por dizer que trabalha há 30 anos na área de panificação. Na sua padaria só trabalham mulheres. Para cozer o pão são utilizados dois fornos a lenha. São necessárias duas horas para que este pão, tão delicioso e especial, fique pronto! A D.Lurdes faz quilos e quilos de pão por dia!

Como pudemos concluir, depois de tudo o que observámos,  a D.Lurdes é uma pessoa que faz aquilo de que gosta. Sem nunca se cansar!

O processo de produção "não tem segredos" - disse-nos a D. Lurdes. Em primeiro lugar, as padeiras acendem e aquecem um dos fornos com lenha e, de seguida, metem carvão. A madeira e o carvão ficam a arder, até ser atingida a temperatura necessária para que que possam cozer o pão. Enquanto um forno está a trabalhar, fazem o mesmo para o outro.

Apesar da evolução da tecnologia, as padeiras de Ul mantêm a sua tradição - os fornos a lenha. O Pão d'Ul não existiria se cozido em fornos elétricos. 

Com esta visita aprendemos que o trabalho pode ser monótono, mas não há cansaço quando se faz aquilo de que se gosta!